Balanço de estoque

O Balanço de estoque é a contagem dos itens em estoque, com o objetivo de inventariar as quantidades de mercadorias, mantendo um melhor controle financeiro, contábil e quantitativo dos itens disponíveis na empresa para uso ou venda.

Veja como realizar o balanço no Navi Vendas.

Iniciar novo balanço

  1. Na dashboard, acesse Estoque.
  2. Clique em Balanço de estoque.
  3. Clique em mais (+) para iniciar um novo balanço.

Selecionar Grupos do inventário

Por padrão, todos os grupos cadastrados vem selecionados. Se desejar alterar:

  1. Na seção Grupos, clique em Alterar.
  2. Deixe marcado apenas os grupos do cadastro com produtos que farão parte deste balanço.
  3. Clique em (Salvar), no canto superior direito da tela.

O sistema fará uma conferência dos grupos selecionados e informará se algum item não foi adicionado na contagem.

A seleção não impede a adição de itens de outros grupos no balanço.

Contagem de inventário

Para adicionar produtos a contagem:

  • No desktop, use a seção lateral da tela.
  • No smartphone e em maquininhas, clique em + Adicionar produto.
  1. Em Produto, busque a descrição do produto ou código de barras (pode ser usado leitor de código de barras).
  2. Em Quantidade, insira a quantidade atual de itens no estoque.
  3. Clique em Adicionar ou use a tecla Enter (no desktop) para iniciar a próxima contagem.
  4. Repita o processo para adicionar os demais produtos, e clique em Continuar.

Caso adicione um produto de grupo não selecionado, será solicitada uma confirmação.

No campo Produto, é possível digitar a quantidade de itens seguido de "asterisco" para alterar o campo da quantidade e inserir o produto de forma mais rápida. Ex.: 30*

Produtos sem contagem

Esta tela só será apresentada se, nos grupos selecionados, houverem produtos não adicionados no balanço, mas com estoque positivo ou negativo. Produtos com estoque igual a 0, não serão listados.

Após verificar os produtos da lista, você tem 3 opções:

  • Zerar todos: clique em Zerar todos para substituir a quantidade de itens em estoque (de todos os produtos listados) por zero. Na tela de confirmação, clique em Zerar.
  • Pular: Este botão mantém o estoque dos produtos listados e não os adiciona na contagem.
  • Adicionar: clicando nos produtos, é possível editar o estoque de cada um e, ao clicar em Adicionar, o produto será adicionado ao balanço com a contagem de estoque informada.

Você pode editar o estoque dos produtos desejados na lista, e para o restante, pular ou zerar todos. As ações de "pular" e de "zerar todos" não afetam os produtos já editados e adicionados.

Após finalizar, clique em Continuar para ir para o "Resumo do balanço". Caso opte por "pular", o sistema irá para próxima tela automaticamente.

Resumo do balanço

No resumo é apresentada a lista de todos os produtos com a contagem de estoque informada, listados em ordem decrescente pela maior diferença. As informações apresentadas são:

  • Descrição
  • Grupo e subgrupo
  • Diferença de estoque do cadastro para o valor informado. A diferença positiva é apresentada na cor azul e, a negativa, na cor vermelha.
  • Estoque cadastrado
  • Estoque informado

Para encerrar, há duas opções:

  • Salvar: mantém o balanço salvo apenas no dispositivo em que a contagem foi feita. Ao salvar, o estoque NÃO é alterado e a edição permanece habilitada para que o balanço possa ser concluído em outro momento.
  • Finalizar: salva o balanço e sincroniza em nuvem (quando habilitada a sincronização). Ao finalizar, a quantidade de estoque dos produtos é substituída no cadastro e a edição do balanço é bloqueada. Balanços finalizados também podem ser conferidos nos relatórios.

Relatórios

Após finalizados, os balanços podem ser visualizados nos relatórios, para isso:

  1. Na dashboard, acesse Relatórios.
  2. Clique em Balanço de estoque.
  3. Use o filtro lateral para selecionar o período que deseja verificar. Pode também optar por visualizar um produto específico.

A forma de agrupamento nos relatório é por produto e por balanço. Sendo assim, é possível verificar para cada produto, as alterações feitas em balanços de diferentes datas.

  • Em diferença, é mostrada a diferença entre o estoque anterior e o substituído no balanço, além da soma de custos desta diferença.
  • Também é mostrada a soma da diferença (quantidade e valor) de todos os produtos listados dentro do período selecionado. A diferença é separada por positiva e negativa.

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