Configurando mesas e comandas

O Navi Vendas possui um recurso para estabelecimentos que trabalham com atendimento em “mesas” ou “comandas”.

Assinaturas do Navi Vendas realizadas antes de 01/08/2023, requerem também uma assinatura do Cloud para utilização desse recurso. Se você assinou o Navi Vendas após este dia, este recurso já está incluso na assinatura padrão.

Habilitar e configurar

  1. Na tela inicial do sistema, clique no ícone de configurações.
  2. Escolha o item Mesas e comandas.
  3. Clique em Habilitar.
  4. Em Tipo de atendimento escolha Mesas ou Comandas.
    Obs.: Não é possível usar os 2 tipos de atendimento ao mesmo tempo, mas para ambos os casos é possível criar atendimentos avulsos.
  5. Clique em Configurar mesas ou Configurar comandas.
    Obs.: Este item muda conforme a escolha acima.
  6. Para adicionar as mesas ou comandas, clique no botão + .
  7. Preencha com o número Inicial e o Final.
    Exemplo: Se seu estabelecimento possui 15 mesas, deixe Inicial em “1” e Final em “15”.
  8. Clique em Adicionar.
  9. Salve sua configuração.

Para alterar, clique no ícone "Editar", no canto inferior direito.

Taxas de serviço

  1. Para adicionar taxas, clique em Configurar taxas de serviço.
  2. Clique no botão + .
  3. Defina um Nome para a taxa.
  4. Escolha o tipo da cobrança, sendo (%) Percentual sobre o total da negociação ou (R$) Valor monetário fixo.
  5. Preencha o Valor conforme sua escolha anterior.
  6. Defina se esta taxa será obrigatória ou não.
  7. Clique em Salvar.

As taxas ficam acessíveis no Menu do Caixa e na tela de Pagamento.

O acompanhamento das Taxas de serviço ficará disponível em Relatórios.

Mesas

O atendimento por mesas poderá ser realizado através deste item na dashboard:

  1. Clique em Mesas.
    Obs.: Caso tenha configurado as mesas, elas aparecerão listadas na tela.
  2. Clique na mesa desejada ou busque-a pelo seu número no campo Identificador.
  3. Realize a negociação.

Para manter a mesa "aberta" utilize o botão "salvar". Ao "finalizar" a negociação, a mesa será "fechada".

Comandas

Caso tenha optado pelo atendimento por comandas, este é o ícone que aparecerá na tela inicial:

  1. Clique em Comandas.
  2. Para abrir um atendimento, busque-a inserindo o número da comanda no campo Identificador.
  3. Faça a negociação.

Para manter a comanda "aberta" utilize o botão "salvar". Ao "finalizar" a negociação, a comanda será "fechada".

Informações adicionais

Tanto no atendimento por mesas quanto por comandas é possível:

  • Realizar buscas pelo identificador, inserindo o número da mesa ou comanda.
  • Criar atendimentos avulsos:
    Obs.: Clicando no Menu superior direito e escolhendo a opção Novo atendimento avulso.
  • Salvar a negociação antes de concluir o pagamento, mantendo a mesa ou comanda abertas para adição de novos itens.
    Obs.: Neste caso, ao reabrir a mesa/comanda um ícone indicará os produtos adicionados anteriormente.
  • Aplicar taxas de serviços e descontos.
  • Fechar conta, encerrando a inclusão de pedidos:
    No Windows: Clique com o “botão direito” sobre a mesa.
    Android/iOS: Mantenha o toque na mesa/comanda para abrir o menu.

Exclusivamente para o atendimento por mesas, além das opções listadas acima, também é possível:

  • Transferir produtos de uma mesa para outra.
    Opção disponível no menu localizado dentro do Caixa.
  • Bloquear mesa:
    No Windows: Clique com o “botão direito” sobre a mesa.
    Android/iOS: Mantenha o toque na mesa para abrir o menu.

Exclusivamente para o atendimento por comandas, também é possível:

  • Utilizar o recurso de Finalizar atendimentos, onde é possível finalizar, em uma única negociação, mais de uma comanda.
    Este recurso é acessível pelo menu da tela de comandas e também no menu do Caixa.

Legenda de cores

Abaixo listamos a legenda de cores utilizadas para identificar mesas, comandas e suas situações.

  • Verde: Mesa livre
  • Vermelho: Mesa aberta
  • Azul: Comanda aberta
  • Laranja: Atendimento avulso
  • Roxo: Conta fechada
  • Cinza: Mesa bloqueada.