Configurar mesas e comandas

O Navi Vendas possui um recurso para estabelecimentos que trabalham com atendimento em “mesas” ou “comandas”.

Assinaturas do Navi Vendas realizadas antes de 01/08/2023, requerem também uma assinatura do Cloud para utilização desse recurso. Se você assinou o Navi Vendas após este dia, este recurso já está incluso na assinatura padrão.

Habilitar e configurar

  1. Na tela inicial do sistema, clique em Configurações (ícone de engrenagem).
  2. Acesse o item Mesas e comandas.
  3. Clique em Habilitar mesas e comandas.
  4. Defina o tipo de atendimento, se será por Mesas ou Comandas, clicando na opção desejada. Apenas uma delas ficará disponível para atendimento.
  5. Clique em Configurar mesas ou Configurar comandas.
    Obs.: Este item muda conforme a escolha acima.
  6. Na tela que abrir, clique no ícone de Mais (+).
  7. Preencha o número Inicial e o Final.
    Exemplo: Se seu estabelecimento possui 15 mesas, deixe Inicial em “1” e Final em “15”.
  8. Clique em Adicionar.

Após adicionar as mesas/comandas, ficará liberado o menu de Opções (ícone de 3 pontos verticais). Nele, ficam as opções:

  • Gerar QR Code: Defina para qual intervalo de mesas/comandas deseja gerar o QR Code para ser utilizado junto ao Menu Digital.
Se tiver o Menu Digital configurado, você poderá gerar um QR Code para cada mesa/comanda. Desta forma, quando o cliente realizar o pedido através do Menu, o pedido irá para a mesa/comanda configurada no módulo de atendimento.
  • Remover mesas ou remover comandas: Escolha o intervalo inicial e final de mesas ou comandas que deseja remover do módulo de atendimento.
  • Adicionar mesas ou adicionar comandas: Escolha o intervalo inicial e final de mesas ou comandas que deseja adicionar no módulo de atendimento

  1. Clique em Salvar (√).

Na tela de configuração de mesas e comandas também podem ser configuradas opções extras no atendimento.


Configurar taxas de serviço

  1. Dentro de Mesas e comandas, clique em Configurar taxas de serviço
  2. Clique em Mais (+)
  3. Dê um nome para a taxa de serviço
  4. Escolha se a cobrança será um valor (%) Percentual sobre o total do pedido ou um (R$) Valor Monetário.
  5. Insira o percentual ou valor, conforme escolha anterior
  6. Se a taxa for obrigatória, marque o campo Taxa obrigatória, se for opcional, deixa desmarcado.
Se a taxa for opcional, ela será adicionada no pedido da mesa/comanda automaticamente, mas poderá ser removida na tela de pagamento.
  1. Clique em Salvar (√).

Repita o processo para adicionar mais taxas.

O acompanhamento das Taxas de serviço ficará disponível em Relatórios.

Limitar consumo por atendimento
Você pode definir um valor máximo para pedido. Caso o valor seja ultrapassado, será solicitada autenticação de um usuário administrador para adição dos itens ao pedido.

  1. Ao finalizar todas as edições, clique em Salvar (√).

Um ícone para acesso ao módulo de atendimento por mesas/comandas foi adicionado a tela inicial do Navi Vendas. Volte até a tela inicial para visualizar.

Atendimento por mesas/comandas

O acesso às mesas ou comandas fica na tela inicial do Navi Vendas.

Clique em Mesas/Comandas, conforme configuração, para acessar o módulo de atendimento.

Mesas

O atendimento por mesas poderá ser realizado através deste item na dashboard.

Ao acessá-lo, você verá as mesas listadas na tela.

  1. Clique em Mesas.
  2. Clique na mesa desejada ou busque-a pelo seu número no campo Identificador.
  3. Realize a negociação.

Comandas

Caso tenha optado pelo atendimento por comandas, este é o ícone que aparecerá na tela inicial.

As comandas não ficam listadas em tela, para realizar o atendimento, você deve buscá-la através do campo Identificador.

  1. Clique em Comandas.
  2. Para abrir um atendimento, busque-a inserindo o número da comanda no campo Identificador.
  3. Faça a negociação.
Comandas com atendimento em aberto serão apresentadas em tela até serem finalizadas.

Negociação

Acesse a mesa/comanda que fará o pedido.

Ao acessar a mesa/comanda que fará o pedido, a tela que abrirá é a do Caixa. Você pode buscar os itens através da rolagem, campo de busca e filtros por grupos. Há também a opção de ver os itens em grade ou lista e de alterar o número de itens que serão adicionados.
No menu do Caixa, ficam opções de buscar últimas negociações, cancelar operação, adicionar cliente à venda, adicionar desconto, observação e taxas de serviço, você pode ainda customizar PDV para exibir apenas produtos com estoque e a quantidade de itens disponíveis, habilitar número de atendimento, abrir gaveta e sair do Caixa.
  1. Adicione os produtos do pedido.
  2. (Opcional) Clique em Salvar para sair da tela e manter o atendimento aberto.
    Neste caso, ao reabrir a mesa/comanda um ícone indicará os produtos adicionados anteriormente e o atendente, caso esteja configurado.
É possível salvar o atendimento mesmo sem itens adicionados para que a mesa seja marcada como Ocupada.

Pagamento

O Pagamento pode ser feito de forma parcial ou total, a qualquer momento.

  1. Para isso,  acesse a mesa/comanda e clique em Pagamento.
  2. Escolha a forma de pagamento entre:
    - Dinheiro
    - Cartão
    e
    - Pix

Você pode adicionar várias formas de pagamento e definir um valor diferente para cada uma. Para isso, adicione a forma de pagamento, altere o valor e, ao adicionar a próxima, o sistema informará o valor faltante.

Na tela de pagamento há três opções extras:

  • Fechar conta:
    Mantém a mesa ocupada e bloqueia a adição de novos itens.
  • Taxas:
    Você pode adicionar ou remover taxas de serviço cadastradas.
  • Desconto na venda:
    Adicione desconto percentual, monetário ou altere o valor subtotal.
  1. Agora você pode Salvar novamente, para manter o atendimento aberto, ou Finalizar para encerrar o atendimento e liberar a mesa/comanda para um próximo cliente.

Informações adicionais

Tanto no atendimento por mesas quanto por comandas é possível:

  • Realizar buscas pelo identificador, inserindo o número da mesa ou comanda.
  • Menu da mesa/comanda:
    Clicando com o botão direito (no desktop) ou com o toque longo (em tablets e smartphones) em uma mesa/comanda, é aberto um menu com opção de Fechar conta e Imprimir conferência. A impressão de conferência é cadastrada em Pontos de impressão com acesso pelo menu de Configurações do sistema.
  • Menu Opções (três barras):
    • Status da Sincronização
    • Novo atendimento avulso: para gerar um pedido para mesa ou comanda não cadastrada.

Exclusivamente para o atendimento por mesas:

  • Transferir produtos de uma mesa para outra:
    Ao acessar a mesa, na tela do Caixa, esta opção fica disponível no menu (ícone de 3 barras).
  • Bloquear mesa:
    No Windows: Clique com o “botão direito” sobre a mesa.
    Android/iOS: Mantenha o toque na mesa para abrir o menu.

Exclusivamente para o atendimento por comandas:

  • Finalizar atendimentos:
    Podem ser selecionadas várias comandas abertas para finalização simultânea no Caixa. Para isso, acesse o menu Opções, na tela de atendimento por Comandas, e escolha Finalizar atendimentos. Use o campo de busca para encontrar as comandas e clique nelas para adicioná-las. Ao clicar em Finalizar, você será direcionado para Caixa para finalizar todas as comandas simultaneamente.
Se houverem taxas cadastradas, elas serão adicionadas para cada comanda, mesmo que finalizadas no mesmo pagamento. Edite as taxas na tela de pagamento caso queira modificar este comportamento.

Legenda de cores

Abaixo listamos a legenda de cores utilizadas para identificar mesas, comandas e suas situações.

  • Verde: Mesa livre
  • Vermelho: Mesa aberta
  • Azul: Comanda aberta
  • Laranja: Atendimento avulso
  • Roxo: Conta fechada
  • Cinza: Mesa bloqueada.