Rejeição 781: Emissor não habilitado

Causa: Essa rejeição na tentativa de emissão da NFC-e pode ser ocasionado por alguns fatores:

  • Inconsistências no cadastro da IE (Inscrição Estadual) da empresa emitente junto à SEFAZ (Secretaria de Estado da Fazenda), como a falta de habilitação para emitir a Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica.
  • Cadastro incorreto do endereço da empresa emitente junto ao módulo "Dados da Empresa" no Navi Vendas.
  • Cadastro incorreto da IE (Inscrição Estadual) da empresa emitente junto ao módulo "Dados da Empresa" no Navi Vendas.

Solução: Verificar quais as causas, citadas acima, podem estar ocasionando a rejeição da emissão da NFC-e.

  1. Verifique com o contador, ou responsável fiscal, as informações que estão cadastradas no site da SEFAZ do estado da empresa emitente. Confira também se ela está habilitada para emitir a NFC-e.
  2. Depois de verificar, acesse o Navi Vendas.
  3. Clique em Config.
  1. Acesse Dados da Empresa.
  1. Nessa tela, confira se o endereço cadastrado está correto.

No site do Portal da Nota Fiscal Eletrônica da SVRS (https://dfe-portal.svrs.rs.gov.br/Nfe/Ccc), você consegue consultar o Cadastro Centralizado de Contribuintes.

  1. Ainda na tela "Dados da empresa", confira o campo IE (Inscrição Estadual).
Importante: Dependendo da UF (Unidade Federativa), pode ser necessário adicionar um ou dois zeros à esquerda do cadastro do IE nos Dados da Empresa no Navi Vendas.

  1. Para salvar alterações, clique em ✔ no canto superior direito.

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