Regras para uma boa implementação

Pré processo

Para emitir NFC-e no aplicativo Navi Vendas é necessário que você possua a documentação abaixo para ser configurada no sistema:

  • CNPJ
  • IE (Inscrição Estadual)
  • Certificado Digital (tipo A1)
  • CSC (Código de Segurança do Contribuinte)
  • ID CSC

Solicite que o Certificado seja enviado via WhatsApp.
Baixe o arquivo e confirme se consegue localizá-lo em seu smartphone.

Clique aqui para ver como gerar o códigoCSC e ID CSC pela SEFAZ RS

Informações extras

Se um outro sistema de vendas era utilizado anteriormente, confirme:

  • Se é necessário importar dados como cadastros de Produtos, Clientes e Crediários do sistema anterior.
  • Se foram emitidas Notas Fiscais no sistema anterior. Neste caso, reúna as Séries e Últimas numerações utilizadas.

É importante solicitar ao responsável fiscal ou contador da empresa, orientações sobre estas informações.

Processo

Na maquininha

  1. Conecte a Smart POS na internet.
  2. Acesse a loja de aplicativos e busque por Navi Vendas.
  3. Clique em Instalar.
  4. Abra o aplicativo.
  5. Escolha a opção Ativar conta.
  6. Informe o CNPJ.
  7. Clique no botão Ativar conta.

Para prosseguir com o cadastro, utilize um smartphone.

No smartphone

  1. Escaneie o Qr Code.
  2. Escolha entre a assinatura Mensal ou Anual.
  3. Preencha Cupom de desconto com o código STONE.
  4. Preencha os demais dados e conclua a assinatura.
  5. Informe o Código de verificação recebido por e-mail e clique em confirmar.
  6. Na página da conta, clique em selecionar certificado digital.
  7. Em Arquivo.pfx, busque pelo Certificado em seu dispositivo.
  8. Preencha Senha, ID CSC e CSC e clique em Enviar.
  9. Caso deseje contratar o serviço de importação de dados, clique em solicitar importação e preencha o formulário.

De volta à maquininha

  1. No Navi Vendas, feche o QR Code e clique em Ativar conta.
  2. Informe o novo Código de verificação recebido por e-mail e clique em confirmar.

Prossiga com a configuração.

Configurações da NFC-e

É importante solicitar ao responsável fiscal ou contador da empresa, orientações sobre o preenchimento destes campos.

  1. Pressione Habilitar NFC-e.
  2. O Certificado Digital, Id CSC e CSC informados na assinatura serão carregados nos respectivos campos.
  3. Se a empresa já emitia NFC-e, preencha Série NFC-e e Último número NFC-e com os dados adquiridos no pré processo.
  4. Ao finalizar, clique em Continuar.

Dados da empresa

Preencha os dados solicitados nesta tela. Eles serão utilizados em outros módulos do sistema.

  1. Selecione o ramo de atividade da empresa.
  2. Os campos Razão social e Nome fantasia são obrigatórios.
  3. Preencha a IE (Inscrição Estadual) para que a NFC-e possa ser emitida.
  4. As informações de endereço da empresa também são de preenchimento obrigatório.
  5. Informe os dados para Contato.
  6. Clique em Continuar.

Pós processo

Habilitar sincronização

Para utilizar a conta em mais de um dispositivo ao mesmo tempo, habilite a sincroniza.

  1. Acesse o menu Configurações.
  2. Clique em Sincronização.
  3. Clique em Habilitar sincronização.

Ao ativar dispositivos adicionais, a sincronização já virá habilitada

Ativação em dispositivos adicionais

Repita os passos a seguir em cada dispositivo onde for utilizar o Navi Vendas.

  1. Acesse a loja de aplicativos e busque por Navi Vendas.
  2. Clique em Instalar.
  3. Abra o aplicativo.
  4. Escolha a opção Ativar conta.
  5. Informe o CNPJ.
  6. Clique no botão Ativar conta.
  7. Informe o Código de verificação recebido por e-mail e clique em confirmar.
  8. No Navi Vendas, acesse o menu de configurações.
  9. Acesse o item NFC-e/NF-e.
  10. Informe uma Série NFC-e que não esteja sendo utilizada em outro dispositivo para evitar conflitos de numeração.

Caso a série informada já tenha sido utilizada em algum momento, informe também o Último número NFC-e.

Cadastro de Produtos

  1. Na tela inicial, clique no módulo Produtos.
  2. Para cadastrar novos, clique no botão ( + ).
  3. Preencha informações como Descrição, unidade e grupo. Para a emissão de NFC-e, é necessário preencher os campos NCM e CEST (CEST caso este seja um produto com Substituição Tributária).

É importante solicitar ao responsável fiscal ou contador da empresa, orientações sobre o preenchimento de todas as informações fiscais dos produtos.

Ajuda

Para ajuda com o sistema Navi Vendas, utilize os canais: